Pós - Graduação um novo conceito

23-03-2011 11:11

Com o crescimento e as novas tecnologias introduzidas no mercado Brasileiro e com a abertura da globalização em meados de 90. Os  brasileiro estão mais competitivos com os  estrangeiros, observam-se transformações na estratégia mercadológica das empresas nacionais. Isso vem acontecendo paralelamente à globalização das economias mundiais, devido ao aumento de produtividade, à redução de custos e à padronização da qualidade dos produtos. Entretanto, esse mercado global impõe um novo desafio às empresas: fazer algo que o cliente perceba como um diferencial entre o produto de sua empresa e o da concorrência, ou seja, existem duas maneiras de obter vantagem competitiva, fazendo melhor do que os outros ou fazendo algo diferenciado dos outros.

Desta forma surge um novo cenário,  um dos fatores primordiais é que o trabalho intelectual assume importância inquestionável. Hoje nos EUA, cerca de 3% do PIB é representado pela produção agrícola, 17% pela produção industrial e os restantes cerca de 80% do PIB são produção do setor de serviços, inteiramente relacionados à área de informação e do conhecimento, e mesmo assim os americanos buscam alcançar todos os mercados, mostra disso é a recente viagem do Presidente dos Estados Unidos . Na Coréia do Sul 7 % PIB é destinado a Educação, os professores que atuam no ensino infantil precisam ter formação superior, a maioria já têm Pós-Graduação, naquele país, no ano de 2004, 26 bilhões de Dólares foi a movimentação no mercado de aulas extras, sendo que 83% das crianças coreanas freqüentam aulas complementares ou instituições especializadas.

Assim os trabalhadores tem um grande papel nesta nova ordem mundial o dever de estar sempre adquirindo novos conhecimentos, não podendo estes desperdiçar uma única chance sequer de aprender. Estes conhecimentos estão em constante mudança, pois os rumos da econômia mundial acelera e temos que acompanha-la, existe um novo sistema de poder em substituição ao do passado industrial. Os novos caminhos do poder apontam para a intensificação de um poder da mais alta qualidade, que é o poder baseado no conhecimento, ou seja, a educação passa a estar em voga.

EDUCAÇÃO E APRIMORAMENTO

É na educação que temos grandes oportunidades de mudar as estratégias e consolidar nossos rumos, e para isso verificamos a principal mudança, como se pode perceber em todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento (como é o caso do Brasil), é a transformação da sociedade Brasileira em uma sociedade do conhecimento . Segundo Peter Drucker (um dos gurus desta Nova Economia, em seu livro Administrando para o Futuro), a sociedade instruída é a “sociedade que se organiza fundamentalmente a partir da aplicação dos conhecimentos de seus cidadãos”.  Na nova sociedade, o centro de gravidade social se desloca para o trabalhador intelectual. Nos países desenvolvidos, e isto já começa a ser percebido, cada vez mais o acesso a bons empregos e a uma carreira bem sucedida depende de um diploma universitário e de cursos de pós-graduação como mestrado e doutorado. 

Com as recentes crises que afetou o mercado financeiro mundial, passamos hoje por mudanças drásticas e aceleradas, provavelmente a mais profunda já sofrida pela humanidade. Calcula-se que a humanidade dobrou o conhecimento humano nos últimos seis anos e que deverá dobrar novamente nos próximos três anos. Daí em diante calcula-se que dobrará novamente a cada vinte meses, ou seja, vem aí um bombardeio constante de novos conhecimentos. Isto surpreende cada dia para o cidadão comum e cria dificuldades para os profissionais de todas as áreas, que deverão estar constantemente correndo atrás da difícil atualização, sendo uma maneira de conseguir esta atualização os cursos de especializações Lato Sensu e pós-graduação Sctricto Sensu.

 O MERCADO PRECISA DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS
    
A muito tempo fala-se em crescimento sustentável , expansão e a maturação de todas as potencialidades de uma pessoa, é  uma necessidade  que a sociedade tem, que os profissionais estejam sempre se adaptando, buscando aprimorar-se para  as exigências do mercado de trabalho. Na sociedade da informação e do conhecimento, é cada vez mais necessário que os profissionais de diversas áreas estejam procurando melhorar seus conhecimentos gerias, tais como: Em informática, quem não souber, ou ainda não aprendeu a operar um operar um computador e principalmente navegar na internet, terá dificuldades na vida profissional e quem sabe até afetiva. Também precisa adquirir conhecimentos de outros idiomas, hoje é necessário aos profissionais do conhecimento saberem pelo menos três línguas; das quais destaco as três primeira e com grande potencial uma quarta língua o Mandarim, isso mesmo, essa língua logo será a primeira, bem vamos as três línguas.A primeira   a língua mãe de origem do seu país; a segunda, o inglês que é a língua universal do mundo dos negócios e a terceira o espanhol, o que não quer dizer que não seja necessário conhecer outras conforme mencionei. Dentro desta visão, fica bastante claro que os profissionais deverão ter uma perspectiva global se realmente quiserem se destacar, dentro deste novo conceito. A Nova Economia está criando bons empregos, e estes estão exigindo profissionais cada vez mais superdotados de conhecimentoe experiência.

DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO( Breve histórico)
              
Dos 1.819 programas de pós-graduação do Brasil, 11 têm padrão de qualidade internacional. Os dados são da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que a cada três anos faz avaliação de todos os programas de pós-graduação do País.

Em relação ao triênio anterior (1997/2000), o número de programas com bom desempenho cresceu 10,9%. Outro avanço foi o decréscimo do número de programa com conceitos  péssimo ou ruim. As instituições que tiveram cursos com essa classificação poderão recorrer da avaliação, mas se o conceito for mantido, esse cursos serão descredenciados pelo MEC e não terão mais validade.
            
Uma das vantagens de se fazer um curso de Pós Graduação é estar em contato com o conhecimento, como pensamentos diferentes. Além disso, o encontro com outras pessoas aumenta a network (rede de contatos), oportunidade para entrar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. Finalmente, os projetos apresentados durante o curso podem ser aplicados no trabalho, acarretando em reconhecimento profissional e até em promoção.

Alguns exemplos de opções em pós-graduação: para os formados em Ciências econômicas são: Engenharia econômica, Mercado de Capitais, Negócios em Agribusiness, há uma demanda no mercado destes profissionais nestas áreas.

Para os formando em Ciências Contábeis, uma grande opção é Gerência Contábil, Controladoria Financeira, Gestor Contábil, Lei de Responsabilidade Fiscal, consagra os valores defendidos por todos os contadores. Cada cidade, por menor que seja, precisará de pelo menos um profissional de contabilidade, sendo hoje  mais ou menos 320 mil em todo país que deverão estar atentos para a prestação de contas do Poder Executivo em âmbito municipal, estadual e federal. Daí a necessidade de especialização para estes profissionais.
 
Em Administração, existe um grande leque em que o profissional poderá se especializar: Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos, Gestão de Pessoas é hoje considerada uma das partes mais importantes da empresa, sendo as pessoas que definem as estratégias, metas, missões e qualidades dos produtos, que determinam a qualidade de vida dos empregados, para que a empresa possa ser vitoriosa em um mercado cada vez mais competitivo. Na área de Administração os cursos de pós-graduação importaram um novo conceito dos EUA, os cursos para executivos chamados MBA (Master Business Administration), cursos que no Brasil, até pouco tempo, nós chamávamos de pós-graduação. A sigla MBA colou-se no mercado de trabalho brasileiro, e o resultado prático disso é que nossos cursos de pós-graduação mudaram de nome. Outras especializações: Gestão de Agribusiness, Administração de Projetos, Comércio Internacional, Tecnologia e Inovação, Finanças Empresariais, Gestão em Informática e Tecnologia, Internet, Gestão em Marketing, Gestão Empresarial, Gestão em Cooperativismo, etc.

Outra opção é o Comércio Exterior, essa especialização consiste no Gerenciamento das Operações de Importações e Exportações, este profissional precisa ser altamente qualificado e falar pelo menos três línguas. Uma das áreas que mais crescem, com grande demanda de profissionais bem qualificados é a de Gestão de turismo, principalmente o turismo Rural e Ecoturismo.
 
Na área de Direito, existe uma demanda de profissionais especializados em Planejamento Tributário. O Direito Tributário engloba disputa judiciária entre contribuintes e Estados. Onde necessita de consultoria em Planejamento Tributário, é preciso saber sobre legislação tributária e ter bom conhecimento de contabilidade. Tem também o Direito do Trabalho, onde se pretende analisar as mudanças da relação de trabalho, no que se refere aos novos institutos jurídicos, legislação atualizada e fontes jurisprudências recentes.  Uma outra especialização de suma importância é Direito Empresarial, possibilitando conhecimentos inerentes à atividade empresarial, com conteúdo de contabilidade, matemática e economia, também com uma grande demanda de profissionais em Direito Educacional e Direito Biomédico.
Para quem é amante das Ciências Exatas, tem uma boa opção nos cursos de Matemática Computacional, Estatística e a área das Ciências Atuariais. Os profissionais desta área aplicam os princípios estatísticos a presença de fenômenos que envolvem riscos e tempo. São atividades normais do atuário: planejar, controlar e administrar a cobertura dos riscos inerentes à vida  humana. Os profissionais que escolherem esta especialização encontrara um mercado bastante promissor, aonde ainda se encontram pouquíssimos profissionais qualificados.
Com a privatização do sistema de Telecomunicação no país,outro ótima opção é a especialização de Engenharia de informação e comunicação, Redes de Computadores, por exemplo, enfoca a Internet, redes ATM, segurança e gerenciamento e também especialização em Tecnologia da Informação relacionada à produção de sistemas modernos que utilizem adequadamente as novas tecnologias da área. Outras especializações bastante promissoras, Engenharia de Segurança do Trabalho, Higiene do Trabalho, Gestão e Manejo Ambiental, Engenharia de Gás Natural. Na área da saúde encontramos: Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde, Farmácia Hospitalar, Microbiologia, Plantas Medicinas e Produtos Naturais, Cosmetologia, Quimioterapia.

mestre de si mesmo

De todas as disciplinas das organizações de aprendizagem, a maestria pessoal  é a que mais atrai o interesse das pessoas. Sabe-se hoje que a aprendizagem significativa só ocorre quando animada pelo interesse e curiosidade ardente da própria pessoa. Persistência, autoconhecimento, disposição para assumir riscos e aceitar perdas, comprometimento, coerência, desafio e acima de tudo a aprendizagem permanente. Os profissionais  recém-formados se perguntam se, depois de quatro ou cinco   longos anos de faculdade, é mesmo necessário encarar mais dois anos de pós-graduação ou MBA. A resposta é sim, e com ênfase absoluta. Warren Bennis e Burt Nanus falaram em seu livro Lideres: Estratégias para Assumir a Verdadeira Liderança: “A aprendizagem é o combustível essencial para o líder, a fonte de energia que mantém a atividade através do aparecimento de novo entendimento, novas idéias e novos desafios. É absolutamente indispensável sob as condições atuais de rápida mudança e complexidade. Os líderes descobriram não apenas como aprender, mas também como aprender em um contexto organizacional. Eles conseguem se concentrar no que mais importa para a organização e utilizá-la como um ambiente de aprendizagem”. Sendo assim podemos considerar que os cursos de pós-graduação ou MBA, são absolutamente necessários por serem  fatores de diferencial, chamando atenção e impressionando, fazendo o seu currículo funcionar como um outdoor. Não esquecendo que é exigência do mercado, e com o mercado não se discute, adapta-se.  

Dica para cursar a Pós - Graduação:
- Procure algo em que você tenha afinidade;

- Antes de se decidir pelo curso e o local em que irá fazer a pós-graduação, pesquise. Verifique a idoneidade da instituição.
- Desenvolva sua proposta de pesquisa( com ajuda de profissionais competentes) e seja convincente, mostre que sabe o que quer pesquisar.
- Procure Faculdades, Centro Universitários e Universidades que tenham programas de pós-graduação em sua linha de pesquisa.
- Leiam sobre o que vocês vão pesquisar, aborde o tema, a sua delimitação e a siua problematica.

Sebastião Carlos Farias Pereira
PROF. Doutorando em Direito- Universidade Católica de Santa -Fé - Argentina